Palmeiras: 109 anos de muita tradição e glórias

A Sociedade Esportiva Palmeiras, clube recordista em títulos do Brasileiro, 11 ao todo, completa neste sábado, 26 de agosto, 109 anos de uma história rica e repleta de glórias no futebol nacional e internacional. Sob a alcunha de Palestra Itália, o clube nasceu com o objetivo de representar todos os imigrantes italianos que viviam no Brasil.

Antes mesmo de entrar em campo pela primeira vez, a equipe paulista correu o risco de encerrar suas atividades pela falta de jogadores que se viram obrigados a servir o exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial.

Passadas as dificuldades, a estreia se deu no dia 24 de janeiro de 1915, em Sorocaba, e terminou com vitória: 2 a 0 sobre o Savoia, outro time de colônia italiana.

Time do Palmeiras entra em campo com a bandeira do Brasil em setembro de 1942

A mudança de nome ocorreu em 1942 por causa de um decreto do então presidente Getúlio Vargas que proibia a qualquer entidade o uso de nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

A primeira participação do Palmeiras em um torneio oficial foi em 1916, quando o time disputou o Campeonato Paulista. Em 1920, veio o primeiro título do Estadual. De lá pra cá, foram ao todo 25 taças do Paulistão, duas da Série B do Campeonato Brasileiro, quatro da Copa do Brasil e 11 da Série A – número que o projeta como o maior vencedor da competição.

“Parabéns ao Palmeiras por mais um ano de sua gloriosa história no futebol brasileiro. Felicito toda diretoria e torcedores pela bela trajetória de títulos e por ter revelado uma série de ídolos ao esporte nacional”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Primeira mulher presidente do Palmeiras, Leila Pereira foi campeã do Campeonato Brasileiro de 2022

O Palmeiras também tem uma coleção de títulos internacionais, com destaque para as três Libertadores conquistadas em 1999, 2020 e 2021. Sob a administração de Leila Pereira, a primeira mulher presidente da agremiação, a equipe se destaca novamente em 2023 e segue em busca de mais um caneco no torneio sul-americano.

O clube também desponta no futebol feminino, modalidade que o Palmeiras passou a abrigar em 1997. Desde então, já ganhou dois campeonatos paulistas, em 2001 e 2022. Chegou a duas semifinais da elite do Brasileirão, em 2020 e 2022, e foi vice-campeão em 2021. No cenário internacional, as Palestrinas são as atuais campeãs da Libertadores, título consolidado com uma vitória de 4 a 1 sobre o Boca Juniors.

Xem thêm:  Arena MRV recebe Atlético-MG x Santos, pela 21ª rodada do Brasileirão

Palmeiras é campeão da CONMEBOL Libertadores

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Palmeiras pelos seus 109 anos de história.

Confira abaixo os títulos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro:

Taça Brasil – 1960*

O Palmeiras conquistou seu primeiro título brasileiro na segunda edição da Taça Brasil, em 1960. Na decisão, o Alviverde enfrentou o Fortaleza e venceu as duas partidas. Numa delas, ganhou por 3 a 1. Na outra, no Pacaembu, diante de 40 mil pessoas, aplicou goleada histórica: 8 a 2.

Time do Palmeiras campeão brasileiro de 1960

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1967*

Djalma Santos, Baldocchi, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco… Não são poucos os ídolos do Palmeiras que fizeram parte da Primeira Academia. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 marcou o primeiro título daquela equipe, que se deu após vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu, com dois gols de César, artilheiro do campeonato.

Taça Brasil – 1967*

O segundo título da Taça Brasil veio sete anos depois. Como campeão paulista, o Palmeiras ganhou o direito de entrar numa fase mais avançada da competição. O torneio, que marcaria a consolidação da primeira Academia, foi decidido com o Náutico, em três jogos. A decisão foi disputada no Maracanã.

Academia do Palmeiras dos anos 60

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1969*

O Robertão de 1969 é considerado o último capítulo glorioso da Primeira Academia de Futebol. Com a extinção da Taça Brasil, o Roberto Gomes Pedrosa foi o único torneio nacional daquele ano. O Palmeiras acabou campeão depois de um quadrangular final com Botafogo, Corinthians e Cruzeiro. O título foi consolidado com uma vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na última rodada. Essa conquista também é lembrada como o lançamento de alguns ícones da Segunda Academia, como Leão e Luís Pereira.

Campeonato Brasileiro – 1972

A Academia mudou algumas peças, mas manteve o seu futebol encantador. Ainda comandado por Ademir da Guia e Dudu, o time ganhou os reforços de Luís Pereira, Eurico, Edu Bala, Nei, entre outros. Alguns deles já estavam no time na Primeira Academia, mas só se firmaram com o passar do tempo. Na final, o Palmeiras empatou com o Botafogo de Jairzinho por 0 a 0 e, graças à melhor campanha, garantiu seu quinto título nacional.

Xem thêm:  allwin ATÉ R$ 135 de Bônus ? Como saber se um site de bingo online é bom e confiável?

Dudu e Ademir da Guia, grandes expoentes dos títulos do Palmeiras nos anos 60 e 70

Campeonato Brasileiro – 1973

Com uma defesa forte, destaque na competição e que sofreu somente 13 gols em 40 partidas, o Palmeiras chegou ao sexto título brasileiro. O título foi garantido com um empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.

Campeonato Brasileiro – 1993

Depois da Academia de Futebol, o Palmeiras amargurou duas décadas sem um título brasileiro. O fim do jejum veio em 1993, com jogadores do quilate de Edmundo, Evair, Roberto Carlos e Zinho. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time perdeu apenas dois de seus 22 jogos no Brasileirão, conquistando o sétimo título. No jogo decisivo, derrotou o Vitória por 2 a 0.

Marcos é um dos grandes goleiros da história do Palmeiras e ganhou um busto em sua homenagem

Campeonato Brasileiro – 1994

Vinte e um anos após o bicampeonato da Segunda Academia, o Palmeiras repetiu a façanha. Mantendo a base do ano anterior, o Alviverde conquistou o seu oitavo título brasileiro em 1994. Dessa vez, porém, com um gosto especial. Derrotou na final o Corinthians, que também tinha um time muito forte.

Campeonato Brasileiro – 2016

A torcida do Palmeiras esperava ansiosa pelo fim do maior jejum de títulos brasileiros da história do clube, e ele veio em 2016, com uma campanha consistente e muito eficiente, garantindo o nono campeonato brasileiro do clube. A conquista foi a primeira do Palmeiras na era dos pontos, alcançada com uma rodada de antecedência, com a vitória contra a Chapecoense, no Allianz Parque.

Palmeiras campeão da Série A 2016

Campeonato Brasileiro– 2018

O Palmeiras chegou ao décimo título de campeão brasileiro com uma campanha quase impecável. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari levantou o troféu com uma rodada de antecedência e com 22 jogos de invencibilidade ao derrotar o Vasco, por 1 a 0, em São Januário.

Palmeiras – Campeonato Brasileiro de 2018

Campeonato Brasileiro– 2022

Com uma campanha bem superior à de seus rivais, o Palmeiras conseguiu seu 11º título do Brasileiro com quatro rodadas de antecedência em 2022. Sob o comando do técnico português Abel Ferreira, o time contava com vários jogadores de ponta, como Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Piquerez, Murilo, Dudu, Rony, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, entre outros.

Xem thêm:  Caxias do Sul segue com trabalho e otimismo na Série D

*Títulos reconhecidos pela CBF como os de Campeonato Brasileiro

Palmeiras foi campeão brasileiro de 2022 com 81 pontos

Confira aqui os títulos do Palmeiras na Copa do Brasil

Copa do Brasil – 1998

Depois de perder no Mineirão para o Cruzeiro por 1 a 0, o Palmeiras ficou com o título ao superar a equipe mineira por 2 a 0, no Morumbi. O jogo já encaminhava para o final com o placar de 1 a 0 para o Palmeiras, o que levaria a decisão para os pênaltis. Mas Oseas, num chute sem ângulo, aos 44 minutos do segundo tempo, definiu a conquista palmeirense.

Palmeiras, campeão Copa do Brasil 1998

Copa do Brasil – 2012

O Palmeiras foi campeão invicto da Copa do Brasil de 2012, com oito vitórias e três empates. Dirigido por Luiz Felipe Scolari, o time foi à final com o Coritiba. Venceu o primeiro jogo por 2 a 0, na Arena Barueri, com gols de Valdívia e Thiago Heleno, e garantiu o título com um empate por 1 a 1 na capital paranaense, com gol de Betinho para a equipe paulista.

Heróis da Copa do Brasil – Marcos Assunção, do Palmeiras – 2012

Copa do Brasil – 2015

Assim como no seu primeiro título da competição, o Palmeiras saiu em desvantagem na decisão da Copa do Brasil de 2015. Perdeu para o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro. No segundo confronto, venceu por 2 a 1, já no Allianz Parque, com dois gols de Dudu. O resultado levou a disputa para os pênaltis (4 a 3). O time contava também com o talento do atacante Gabriel Jesus.

Palmeiras Campeão da Copa do Brasil 2015

Copa do Brasil – 2020

A final da Copa do Brasil de 2020, realizada em fevereiro e março de 2021, se deu em duas partidas com portões fechados entre Palmeiras e Grêmio, em razão da pandemia de covid-19. No primeiro jogo, na Arena do Grêmio, o Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de Gustavo Gómez. Depois, no Allianz Parque, Wesley e Gabriel Menino fizeram os gols da vitória alviverde por 2 a 0. O time já era treinado por Abel Ferreira.

Palmeiras também conquistou a Copa do Brasil de 2020

hong-bao
Bônus de até $
+120 GANHE ATÉ
Quero Bônus
+300
+500
+1200
+100
+750
$
APOSTAR AGORA R$500 GANHAR BÔNUS